Parceiros
Encontre sua Vibe!
- 10ft Ganja Plant
- A Tropa
- ABJA
- Adão Negro
- Afrodizia
- Alborosie
- Alpha And Omega
- Alpha Blondy
- Alton Ellis
- Anthony B
- Anthony Johnson
- Arca Reggae
- Arma de Jah
- Aston "Family Man" Barret
- Aswad
- Augustus Pablo
- Aviso
- Banda Alldeia
- Banda Cultivo
- Banda Marauê
- Banda Namastê
- Banda Realize
- Barrington Levy
- Barry Brown
- Beres Hammond
- Biblical
- Big Youth
- Bim Shermam
- Black Roots
- Black Uhuru
- Bob Andy
- Bunny Wailer
- Burning Spear
- Burro Banton
- Bushman
- Capleton
- Carl Harvey
- Chat KayaBlog
- Chezidek
- Chimarruts
- Cidade Negra
- Clancy Eccles
- Clive Hunt
- Cocoa Tea
- Cornell Campbell
- Curiosidades
- Delroy Wilson
- Dennis Brown
- Derrick Harriott
- Desmond Dekker
- Dezarie
- Diamba
- Djambbi
- DJAMBORII ROOTS
- Don Carlos
- Eek a Mouse
- Elephant Man
- Exodus Reggae Band
- Expressão Regueira
- Filhos de Gaya
- Forasteiros de Jah
- Freddie McGregor
- Freddie McKay
- GAIA PIA
- Gilberto Gil
- Gregory Isaacs
- Groundation
- História
- Horace Andy
- Hugh Mundell
- Ini Kamoze
- Inner Circle
- Israel Vibration
- Jackie Mittoo
- Jacob Miller
- Jah Cure
- Jahcareggae
- Jimmy Cliff
- Johnny Clarke
- Johnny Osbourne
- Junior Murvin
- kayaBlog
- KayaHumor
- Lee "Scratch" Perry
- Leões de Israel
- Luciano
- Lutan Fyah
- Magnific Jah
- MaskavO
- Matisyahu
- Mato Seco
- Midnite
- Misty In Roots
- MIXTAPE KASDUB
- Mont Zaion
- Monte Zion
- Natiruts
- NENGO VIEIRA
- Noção Rasta
- Peter Tosh
- PLANTA E RAIZ
- Ponto de Equilibrio
- Prefixo 41
- RádioWeb
- Raiztafari
- Reggae de Luto: Morre Johnny B. Good
- Reobote Zion
- Reportagens
- Sabedoria Nahtiva
- Shamáyim Zion
- Shows
- Soldiers Of Jah Army (SOJA)
- Steel Pulse
- Sugar Minott
- The Congos
- The Ethiopians
- The Gladiators
- The Scientist
- The Skatalites
- The Uniques
- The Wailers
- Toots And The Maytals
- TRIBO DE JAH
- Virtude Rasta
- Yabby You
- Yami Bolo
- Yellowman
- Yo"Mana"Ho
- Zona Ganja
Sobre
Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 15 de junho de 2010
O Reggae [Parte 1]
Reggae é um gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960. Embora por vezes seja usado num sentido mais amplo para se referir à maior parte dos tipos de música jamaicana, o termo reggae indica mais especificamente um tipo particular de música que se originou do desenvolvimento do ska e do rocksteady.
O reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. O estilo normalmente é mais lento que o ska porém mais rápido que o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa "terceira batida", sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.
Embora tenha sido influenciado fortemente pela música tradicional africana e caribenha, assim como pelo rhythm and blues americano, o reggae traça sua origem direta ao desenvolvimento progressivo do ska e do rocksteady na Jamaica da década de 1960. O ska surgiu pela primeira vez nos estúdios da Jamaica entre os anos de 1959 e 1961, desenvolvendo-se a partir de um gênero anterior, o mento. O ska caracteriza-se por uma linha de walking bass, ritmos acentuados da guitarra ou do piano no tempo fraco, e, por vezes, riffs jazzísticos nos metais. Além de sua imensa popularidade entre os adeptos da moda rude boy, no país, o estilo conquistou muitos adeptos entre os mods, na Grã-Bretanha, a partir de 1964. De acordo com Barrow, os rude boys começaram a tocar deliberadamente os seus discos de ska à meia velocidade, preferindo danças mais lentamente como parte de sua imagem de durões.
Em meados da década diversos músicos já haviam começado a tocar o ska num andamento mais lento, enfatizando a linha de baixo e os tempos fracos. O som mais lento foi chamado de rocksteady, o nome de um single de Alton Ellis. Esta fase da música jamaicana durou apenas até 1968, quando os músicos começaram a deixar ainda mais lento os andamentos das músicas, e acrescentaram a elas ainda mais efeitos; isto levou à criação do reggae.
Original da década de 1960, o ritmo divide-se em dois subgêneros, o "roots reggae" (raízes do reggae) e o "dancehall reggae", que é originário da década de 1970. O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 1970 e 1980. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura rastafariana, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.
Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais.
O reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. O estilo normalmente é mais lento que o ska porém mais rápido que o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa "terceira batida", sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.
Embora tenha sido influenciado fortemente pela música tradicional africana e caribenha, assim como pelo rhythm and blues americano, o reggae traça sua origem direta ao desenvolvimento progressivo do ska e do rocksteady na Jamaica da década de 1960. O ska surgiu pela primeira vez nos estúdios da Jamaica entre os anos de 1959 e 1961, desenvolvendo-se a partir de um gênero anterior, o mento. O ska caracteriza-se por uma linha de walking bass, ritmos acentuados da guitarra ou do piano no tempo fraco, e, por vezes, riffs jazzísticos nos metais. Além de sua imensa popularidade entre os adeptos da moda rude boy, no país, o estilo conquistou muitos adeptos entre os mods, na Grã-Bretanha, a partir de 1964. De acordo com Barrow, os rude boys começaram a tocar deliberadamente os seus discos de ska à meia velocidade, preferindo danças mais lentamente como parte de sua imagem de durões.
Em meados da década diversos músicos já haviam começado a tocar o ska num andamento mais lento, enfatizando a linha de baixo e os tempos fracos. O som mais lento foi chamado de rocksteady, o nome de um single de Alton Ellis. Esta fase da música jamaicana durou apenas até 1968, quando os músicos começaram a deixar ainda mais lento os andamentos das músicas, e acrescentaram a elas ainda mais efeitos; isto levou à criação do reggae.
Original da década de 1960, o ritmo divide-se em dois subgêneros, o "roots reggae" (raízes do reggae) e o "dancehall reggae", que é originário da década de 1970. O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 1970 e 1980. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura rastafariana, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.
Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais.
Marcadores:História
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário