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domingo, 29 de agosto de 2010

Capleton

Capleton (nascido Clifton George Bailey III, no dia 13 de abril de 1967, Saint Mary, Jamaica) é um artista de Reggae e Dancehall. Ele também é conhecido como King Shango, King David, The Fireman e The Prophet. Sua gravadora, escritório e casa para os seus apoiantes diretos é chamado de “David House Productions”. Na juventude, foi dado o apelido de um advogado jamaicano popular da época, “Capleton”, apelido dado por seus parentes e amigos. Capleton acredita que ele estava musicalmente inclinado desde a sua juventude. Ele sentiu como se fosse a manifestação de JAH que o fez optar por uma carreira na música. Suas principais influências musicais iniciais eram Bob Marley, Bunny Wailer e Peter Tosh. Naquela época, Papa San era seu DJ favorito, porque ele gostava do comprimento de suas letras e isso o inspirou a criar mais letras para suas próprias músicas. Em 1989, começou sua primeira grande exposição internacional. Stewart Brown, proprietário de uma “Sound basead” em Toronto chamado “African Star”, onde o artista foi testado primeiro, voando para o Canadá para um show no palco ao lado de Ninjaman e Flourgan. Quando Capleton chegou pela primeira vez em cena no final de 1980, “Slackness and gun talk” estavam dominando o “Lyrics Dancehall”. Rasta Capleton teve uma seqüência de sucessos de "Bumbo Red" e "Number One no Look Good Chart" e "Woman We Lotion". Em seu retorno à Jamaica ele fez a música que começou a estabelecer seu lugar significativo no Dancehall, "Alms House" em 1992. A canção se tornou um grande sucesso no Dancehall, seguido imediatamente por "Music is a Mission" e "Tour". No início de 1990 houve uma tendência longe do que foi denominado como canções de “slack” (folga), composta quase toda a indústria de Dancehall, mais consciente, orientado. Ao contrário de outros artistas que tentaram separar-se totalmente para a música anterior, Capleton preferiu acusar e, posteriormente, incorporar seu já estabelecido “slack músic”, por exemplo, "Bumbo Red", em sua tese de consciência. Ele tem usado rotineiramente letras de sua música antes dos anos 1990 para explicar seu ponto de vista sobre pontos polêmicos levantados na indústria da música jamaicana. Capleton pertence ao “Bobo Ashanti”, uma das diversas seitas do movimento Rastafari, que são coletivamente chamados de “Mansions of Rastafari”. Capleton tem enfrentado críticas por letras anti-gay em algumas de suas canções. Gerente dele alegou que algumas das letras polêmicas têm sido mal traduzidas na verdade, e não se referem a gays. Capleton ele próprio admitiu que através de sua Fé Rastafari, ele acredita que um estilo de vida homossexual não é certo, mas insistiu em que termos como "burn" e "fire" não devem ser entendidas no sentido literal, "to go out and burn and kill people” (para sair, queimar e matar pessoas), mas como uma metáfora para “purificação e limpeza”. Como parte de um acordo para encerrar a campanha “Stop Murder Music”, Capleton e outros artistas supostamente assinados com a “Reggae Compassionate Act” (RCA) em 2007. No entanto, Capleton continuou a cantar músicas que violam a RCA, causando o cancelamento de um concerto na Suíça, em 2008, e um Tour nos Estados Unidos em 2010.

Álbuns:
• Number One Pon the Look Good Chart - 1991
• Lotion Man - 1991
• Alms House - 1993
• Good So - 1994
• Prophecy - 1995
• I-Testament - 1997
• One Mission (compilation) - 1999
• More Fire - 2000
• Still Blazin' - 2002
• Voice of Jamaica, Vol.3 - 2003
• Praises To The King – 2003
• The People Dem - 2004
• Reign of Fire - 2004
• Duppy Man (featured with Chase & Status)
• Free Up - 2006
• Hit Wit Da 44 Rounds - 2007
• Rise Them Up - 2007
• Bun Friend - 2008
• Yaniko Roots - 2008
• Jah Youth Elevation - 2008
• Liberation Time (featured with AZAD) (2009)
• I-Ternal Fire - 2010

Downloads:

I-Ternal Fire

The People Dem

First Born Riddim (Single)

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