Manley Augustus Buchanan (nascido em 19 de Abril de 1949, Trenchtown, Kingston, Jamaica), mais conhecido como Big Youth é um deejay jamaicano, mais conhecido por seu trabalho durante a década de 1970. Antes de iniciar sua carreira musical, Buchanan trabalhou como mecânico diesel no Sheraton Kingston Hotel, onde ele iria desenvolver suas habilidades, enquanto ele trabalhava, foi apelidado de "Big Youth" por seus colegas de trabalho. Ele começou a atuar em bailes , inicialmente influenciado por U-Roy, e tornou-se regular do Lord Tippertone's Sound System em 1970, tornando-se o DJ residente, e atraindo a atenção dos produtores da Kingston. Seus primeiros singles para os produtores como Jimmy Radway ("The Best Big Youth "), Lee Perry (" Moving Version ") e Phil Pratt (" Tell It Black ") foram artisticamente e comercialmente vencedores. Em 1972 ele havia começado a trabalhar com Augustus "Gussie" Clarke, um produtor de adolescentes cujos ritmos e cantores estavam mais em sintonia com as vibrações nas ruas de Kingston, e "The Killer" (em uma versão de "Horace Andy Skylarking") tornou-se seu grande primeiro sucesso, logo seguido por "Tippertone Rocking". Após isso, ele lançou o grande sucesso "S-90 Skank", para a etiqueta Keith Hudson Imbidmts, versão do próprios produtores "We Will Work It Out". Isto tornou-se seu primeiro número um hit jamaicano, e também apresentado em um anúncio de televisão para a moto Honda que o inspirou. O primeiro álbum de sua voz característica, Chi Chi Run foi produzido por Prince Buster, em 1972. Distintivo musicalmente, o seu estilo half-sung em contraste com seus contemporâneos, ele também foi visualmente distinto, com os dentes incrustados de vermelho, ouro e jóias. Em 1973 ele lançou seu primeiro álbum intitulado "Screaming Target", produzido por Gussie Clarke. O álbum ainda é considerado como um clássico de seu gênero, com ritmos de hits bem conhecidos por Gregory Isaacs, Leroy Smart, e Lloyd Parks, entre outros. Por essa época, ele também subiu algumas realizações nas parada de singles, com sete singles no gráfico ao mesmo tempo, e ter quatro singles de permanecer no top 20 durante um ano inteiro. Ao longo de 1974 e 1975, ele continuou a gravar para os outros produtores, incluindo Glen Brown ("Attack Dubble "), The Abyssinians ("I Pray thee" , " Dreader de Dread "), Yabby You (" Yabby Youth" - mais tarde conhecido como "Lightning Flash ( Weak Heart Drop)"), Bunny Wailer (" Bide "," Black In Black") e Joe Gibbs ("Medecine Doctor"). Seu próximo álbum, Dread Locks Dread, foi lançado pela Klik Records em 1975. Embora aparentemente um Big Youth LP produzido por "Príncipe" Tony Robinson, que na verdade só apresentou seis faixas vocais, duas das quais - "Marcus Garvey Dread" (originalmente "Mosia Garvey" no Jack Ruby Label Fox) e "Lightning Flash" tinha foram lançadas como singles para outros produtores. Á esta altura ele tinha começado a lançar o suas próprias auto-produções no Nagast Negusa Labels, Augustus Buchanan na Jamaica. Muitos dos seus singles, como "Hot Stock" e "Battle of the Giants" (com U-Roy) foram liberados nesta marca. Seu primeiro LP foi auto-produzido Reggae Phenomemnon em 1974. Suas auto-produções continuaram com Natty Dread Cultural em 1976, seguido no mesmo ano por Hit the Road Jack. Tendo gravado apenas deejaying registros, até agora Big Youth estava desenvolvendo mais confiança como cantor, enquanto seu alcance vocal nunca foi maior, seu canto continuou a melhorar em qualidade musical, e começou a se tornar tão comum quanto tunes seu DJ. Isso foi útil, aos DJs mais novos, tais como Trindade e Clint Eastwood aparecerem em cena, e o estilo de cantar Big Youth foi tornando-se menos na moda. Ele assinou contrato com a Virgin Records, selo Frontline em 1977, seu primeiro lançamento no selo que é o Isaiah First Prophet Of Old, e ele também apareceu no filme Rockers. Virgin recusou a chance de lançar seu próximos três álbuns, porém , e como a década de 1970 chegou ao fim, a popularidade do Big Youth tomou um mergulho. No início dos anos 1980, os eventos de reggae faziam muito menos sucesso do que cinco anos atrás. A crescente onda de violência havia levado muitos músicos e produtores a abandonar a Jamaica para o Reino Unido e E.U., Reggae não tinham quebrado através do sucesso comercial generalizado e, na sequência da morte de Bob Marley um monte de grandes gravadoras ou perdeu seus artistas jamaicanos ou gastou pouco para promovê-los, e a música voltou às suas raízes insulares. "Slackness" (letras sexualmente explícitas) tornaram-se muito mais na moda do que Rastafarianism cultural. Apesar de seus discos continuaram a encontrar um mercado, músicas como "Jah Jah Golden Jubilee", e "Chanting" não conseguiram capturar a imaginação do público. Os ritmos modernos digital estavam longe de ser adequados ao estilo Big Youth, e suas incursões no estúdio tornaram-se menos freqüentes. Sua aparição no Reggae Sunsplash, em 1982 (ele iria aparecer mais quatro vezes entre 1983 e 1996) foi bem recebida, mas o seu sucesso durante a década de 1980 era limitado. Sua carreira revived em 1990, com o "Chanting" single, produzido por Winston "Niney Holness", e "Free South Africa" no álbum de protesto One Man One Vote.
Discografia:
· Chi Chi Run – Fab 1972 (feat. Big Youth on four out of eleven tracks)
· Screaming Target – Trojan 1973
· Reggae Phenomenon – Augustus Buchanen 1974
· Dreadlocks Dread – Klick 1975
· Cool Breeze – Ride Like Lightning – The Best of Big Youth 1972–1976
· Natty Cultural Dread – Trojan 1976
· Hit the Road Jack – Trojan 1976
· Reggae Gi Dem Dub – Nicola Delita 1978
· Isaiah First Prophet of Old – Nicola Delita, Caroline Records 1978
· Progress – Nicola Delita 1979
· Rock Holy - Negusa Negast 1980
· Some Great Big Youth – Heartbeat 1981
· Chanting Dread Inna Fine Style – Heartbeat 1982
· Live at Reggae Sunsplash – Genes 1983
· A Luta Continua (The Struggle Continue) – Heartbeat 1985
· Manifestation – Heartbeat 1988
· Jamming in the House of Dread – Danceteria 1991
· Higher Grounds – JR, VP Records 1995
· Save the children – Declic 1995
· Natty Universal Dread 1973–1979 – Blood & Fire 2000
· Musicology – Steven Stanley's studios (Tuff Gong) 2006
Downloads:
Reggae Phenomenon
Chi Chi Run
A Luta Continua (The Struggle)
0 comentários:
Postar um comentário