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sábado, 24 de julho de 2010

Yellowman

"Yellowman" (nascido Winston Foster, 15 de janeiro de 1956, Negril, Jamaica) Dj jamaicano Rub-a-Dub e Dancehall, mais conhecido como “King Yellowman”. Ele era popular na Jamaica, em 1980, chegando à proeminência de uma série de singles que estabeleceu a sua reputação. ”Winston Foster” cresceu em um orfanato católico chamado “Alpha Boys School”, em Kingston, e foi afastado devido a ter o albinismo, que geralmente não era socialmente aceito na Jamaica. “Alpha Boys School” era conhecida por seus alunos músicos. Na década de 70 “Yellowman” primeiro ganhou a atenção mundial quando ganhou um evento de competição em Kingston, (Jamaica) chamado de "The Tastee Talent Contest", onde iria realizar discotecagen. Como muitos “Dj’s jamaicanos”, ele aperfeiçoou seu talento por muitas vezes apresentando-se em bailes ao ar livre (Sound System). Em 1981, após tornar-se muito popular em toda a Jamaica, “Yellowman” se tornou o primeiro artista de dancehall a assinar contrato com uma grande gravadora americana (CBS Records). Um revisor de “Yellowman” disse uma vez: "Ouvir “Yellowman” cantar é como assistir Michael Jordan jogar basquete." Seu primeiro álbum em 1982 intitulado “Mister Yellowman” seguido de “Zungguzungguguzungguzeng” em 1983, ganhando sucesso imediato. Letras sexualmente explícitas em canções populares como "Them a Mad Over Me", Yellowman apareceu no “Jamaican Dancehall Volcano Hi-power” 1983 que contou com outros músicos importantes, como “Massive Dread”, “Josey Wales", “Burro Banton” e "Eek-A-Mouse". ”Yellowman” teve uma influência considerável no mundo do “Hip-Hop”. Ele é amplamente creditado por liderar o caminho para a sucessão de artistas de Reggae que foram abraçados pela comunidade “Hip-Hop” crescendo na América durante a década de 1980. [NWA utilizou uma amostra de sua voz na gravação de "Nobody Move, Nobody Get Hurt", que também se tornou um grande sucesso por “NWA” com o mesmo título. A “riddim” base de seu hit, "Zungguzungguguzungguzeng" pode ser seguido em toda a cena do “Hip-Hop” gigantes, tais como “KRS-One”, “Notorious BIG”, Tupac Shakur, e “Blackstar”, formada por “Mos Def” e “Talib Kweli”. Este “riddim” introduzido pelo “Yellowman” nesta canção foi referida por ele como "louco, como o ritmo que foi originalmente cortado por “Alton Ellis”, em 1967, no “Studio One” com "Mad Mad Mad”. Houve uma renomeação constante deste ritmo (ou riddim), como " Diseases " (depois da versão popular da música de “Papa Michigan” e “General Smiley”) “Yellowman” mudou o fraseado melódico do “riddim”, quando ele começou a acabar com a segunda linha no coro de uma nota mais alta. Muitos dos artistas mencionados anteriormente compunham canções baseadas em “riddim’s” originais “Yellowman” era diferente em sua escolha de usar o padrão. No entanto, esta “riddim” tem pouco a ver com talento. Onde o talento real de Yellowman pode ser mostrado, está em sua capacidade de montar um “riddim” como nenhum outro DJ nessa época. Ele era o rei indiscutível do Dancehall - o artista mais vendido na Jamaica e no exterior, e também de um novo estilo, de uma forma mais desagradável, mais rude do DJ, estilo das letras como "slackness". Em meados da década de 1990 no entanto, “Yellowman” lançou material socialmente consciente, levantando-se para a fama internacional com cantores como “Buju Banton”. “Yellowman” se tornou DJ mais popular da Jamaica, apesar de ser albino. Durante a década de 1980, “Yellowman” teve mais de 40 singles e tinha produzido até cinco álbuns por ano. Em 1986, “Yellowman” lutava contra o cancro da mandíbula e foi dito que ele tinha pouco tempo, de três semanas á apenas seis meses de vida, mas a cirurgia salvou sua vida. Isto lhe deu uma abordagem mais séria para a sua música, mas como as lutas dos seus primeiros dias, ele não deixou que essas dificuldades se colocassem no caminho de suas inspirações. ”Yellowman” teve uma licença alargada da gravação, mas voltou com “Blueberry Hill”. Reinventa-se com seu álbum “Prayer” de 1994, e desde meados da década de 90 dedicou seu tempo para preocupações espirituais e sociais. Seus últimos álbuns são: “New York” (2003) e “Round 1” (2005). Yellowman também foi um cantor convidado na faixa "Roots Reggae Rap" do “Run-DMC”. “Yellowman” continua a desempenhar a nível internacional com o “Sagittarius Band”, e tem viajado por lugares como a Nigéria, onde é maciçamente popular, Peru, Suécia, Itália, Alemanha, Inglaterra, França, Quênia e nos Estados Unidos. Ele é um dos maiores artistas na indústria do Reggae da história. Albums: • Mister Yellowman (1982) • King Mellow Yellow Meets Yellowman (1982) • Superstar Yellowman Has Arrived With Toyan (1982) • Duppy Or Gunman (1982) • Jack Sprat (1982) • Just Cool (1982) • Live At Reggae Sunsplash (1982) • Them A Mad Over Me (1982) • Bad Boy Skanking (1982) • For Your Eyes Only (1982) • Live At Aces (1982) • One Yellowman (1982) • Supermix (1982) • The Yellow, The Purple & The Nancy (1982) • Zungguzungguguzungguzeng (1983) • Live At Kilamanjaro (1983) • Live In London (1983) • Live At Ranny Williams Entertainment Center (1983) • Nobody Move, Nobody Get Hurt (1984) • King Yellowman (1984) • One In a Million (1984) • Operation Radication (1984) • Showdown Vol 5 (1984) • Two Giants Clash (1984) Greensleeves • Galong Galong Galong (1985) • Walking Jewellery Store (1985) • Girls Them Pet (1986) • Going To The Chapel (1986) • Yellow Like Cheese (1987) • Yellowman Rides Again (1988) • Yellowman Sings The Blues (1988) • Yellow Man Meets Charlie Chaplin (1989) • A Feast of Yellow Dub (1990) • Party (1991) • Mi Hot (1991) • Reggae on the Move (1992) • Live in England (1992) • Prayer (1994) • Blueberry Hill (1994) • Message to the World (1995) • Divorced! (For Your Eyes Only) (1983) • Freedom of Speech (1997) • Yellowman Rides Again (1997) • Ram Dance Master (1997) • A Very, Very, Yellow Christmas (1998) • Stone Wall Rambo (1998) • One in a Million (1999) • Chronic (1999) • Yellow Like Cheese (1999) • In Bed With Yellowman (2000) • Good Sex Guide (2000) • New York (2003) • Round 1 (2005) Downloads: (Freedom of Speech) (King Yellowman) (Live In Paris)

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