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quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lee "Scratch" Perry

Julee "Scratch" Perry, nascido Rainford Hugh Perry, em 20 de março de 1936, em Kendal, Jamaica, é um músico, que tem sido altamente influente no desenvolvimento e aceitação do Reggae e Dub na Jamaica e no exterior. Ele usa pseudônimos, tais como “Pipecock” “Jackxon” e o “Upsetter”. Perry começou a sua carreira musical no final dos anos 1950 como vendedor de registro para sistema de som para “Clement Coxsone Dodd”. Sua relação não era boa com Dodd, passou a executar uma variedade de tarefas importantes no estúdio de “Dodd”. Uma fábrica de sucessos, passando a registrar quase 30 músicas para a gravadora. Desacordos entre os dois, conflitos de personalidade e financeiros, um tema recorrente ao longo da carreira de Perry, o levou a sair do estúdio e procurar novos mercados musicais. Ele logo encontrou um novo lar, “Amalgamated Joe Gibbs”. Trabalhando com Joe Gibbs, Perry continuou sua carreira de gravação, mas, mais uma vez, o conflito causado por problemas financeiros, acabou rompendo a parceria com Gibbs e a partir daí Perry formou a sua própria etiqueta “Upsetter”, em 1968. Seu primeiro single, "People Funny Boy", que foi um insulto dirigido a Gibbs vendeu muito bem. É notável pelo seu uso inovador de uma amostra (A Crying Baby), bem como uma maneira rápida, ”chugging”, batida que viria a ser identificável logo depois como “Reggae". De 1968 até 1972 ele trabalhou com sua banda “The Upsetters”. Durante a década de 1970, Perry lançou várias gravações em uma variedade de gravadoras que ele controlava, e muitas de suas canções eram populares na Jamaica e no Reino Unido. Ele logo se tornou conhecido pelas suas técnicas de produção inovadoras, bem como seu caráter excêntrico. No início dos anos 1970, Perry foi um dos produtores cuja mistura de experiências resultou na criação do Dub. Em 1973, Perry construiu um estúdio em seu quintal, “The Black Ark”, teve um controle maior sobre suas produções e continuou a produzir músicos notáveis tais como “Bob Marley & The Wailers”, “Junior Byles” , “Junior Murvin”, “The Heptones” , “The Congos” e “Max Romeo”. Com seu próprio estúdio à sua disposição, Perry tornou-se mais generoso as produções, como produtor energético foi capaz de gastar tanto tempo quanto ele queria á música que ele produzia. Praticamente tudo que Perry havia registrado no “Black Ark” foi feito usando equipamento básico de gravação, através de “sleight-of-hand”, Perry manteve-se atrás da mesa de mistura durante anos, muitas de suas músicas, produções e álbuns se destacam como um ponto alto na história do Reggae. Em 1978, o estresse e as influências externas indesejadas começaram a tomar seu pedágio: ambos Perry e “The Black Ark” rapidamente caíram em um estado de ruína. O estúdio pegou fogo do chão ao teto. Constantemente Perry tem insistido que ele queimou o “Black Ark” em um acesso de raiva. Após o fim da era “Black Ark” no início de 1980, Perry passou pela Inglaterra e pelos Estados Unidos, tocando ao vivo e fazendo registros. Não foi até o final dos anos 1980, quando começou a trabalhar com os produtores britânicos Adrian Sherwood e Neil Fraser (que é mais conhecido como Mad Professor), a carreira de Perry começou a voltar para terra firme novamente. Perry também atribuiu o recente ressurgimento da sua criatividade á sua decisão de parar de beber álcool e fumar maconha. Perry disse em uma entrevista que ele queria ver se "era o fumo fazendo a música ou Lee Perry fazendo a música. Achei que era eu e eu não preciso fumar”. Em 1998 Perry alcançou audiência alargada como vocalista em duas faixas do grupo “Beastie Boys” no álbum “Hello Nasty”. Perry mora na Suíça, com sua esposa e dois filhos. Embora ele comemorou seu 70o aniversário em 2006, ele continua gravando e se apresentando para platéias entusiasmadas na Europa e América do Norte. Sua música moderna está muito distante de seus dias de Reggae na Jamaica, muitos vêem Perry agora como mais um artista de performance em vários aspectos. Em 2003, Perry ganhou um Grammy de Melhor Álbum Reggae com o álbum "Jamaican ET”. Em 2004, a “Rolling Stone Magazine” classificou Perry # 100 em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. Mais recentemente, ele se uniu a um grupo de músicos suíços e sob o nome de “Lee Perry And The White Belly Rats” fez uma breve visita e para os Estados Unidos (New York) com a “Dub Is A Weapon” como sua banda de apoio. Atualmente, existem dois filmes de longa metragem sobre sua vida e trabalho: Volker Schaner de "Vision Of Paradise" e "O Upsetter" pelos cineastas Ethan e Adam Higbee Bhala Lough. Após reunião com Andrew W.K no SXSW em 2006, Perry o convidou para co-produzir seu álbum, “Repentance”. O álbum, lançado em 19 de agosto de 2008, pela “Narnack Records”, conta com artistas convidados, incluindo Moby, Ari Up do “The Slits”, o produtor Don Fleming, o baterista Brian Chippendale da “Lightning Bolt”, o baixista Josh Werner do “Matisyahu” . Em 2008, Perry reuniu-se com o produtor Adrian Sherwood em um álbum chamado “The Mighty Upsetter”. Ao contrário do “Dancehall / Repentance, “The Mighty Upsetter” retornou ao estilo Dub Reggae de Perry, Em 2009, ele colaborou com “Dubblestandart” no álbum “Return from Planet Dub”.

Álbuns
• The Upsetter (1969)
• Return of Django (1969)
• Clint Eastwood (1970)
• Many Moods of the Upsetters (1970)
• Scratch the Upsetter Again (1970)
• The Good, the Bad and the Upsetters (1970)
• Eastwood Rides Again (1970)
• Africa's Blood (1972)
• Cloak and Dagger (1973)
• Rhythm Shower (1973)
• Upsetters 14 Dub Blackboard Jungle aka Blackboard Jungle Dub (1973)

Black Ark era
o Double Seven (1974)
o DIP Presents the Upsetter (1975)
o Musical Bones (1975)
o Return of Wax (1975)
o Kung Fu Meets the Dragon aka Heart of the Dragon (1975)
o Revolution Dub (1975)
o Super Ape aka Scratch the Super Ape (1976)
o Roast Fish Collie Weed & Corn Bread (1978)
o Return of the Super Ape (1978)
• The Return of Pipecock Jackxon (1980)
• Mystic Miracle Star (with the Majestics) (1982)
• History, Mystery & Prophecy (1984)
• Battle Of Armagideon (Millionaire Liquidator) (1986)
• Time Boom X De Devil Dead (with Dub Syndicate) (1987)
• On the Wire (1988)
• Satan Kicked the Bucket (with Bullwackie) (1988)
• Chicken Scratch (1989)
• Mystic Warrior (1989)
• Mystic Warrior Dub (with Mad Professor) (1989)
• From The Secret Laboratory (with Dub Syndicate) (1990)
• Message From Yard (with Bullwackie) (1990)
• Satan's Dub (with Bullwackie) (1990)
• Lord God Muzik (1991)
• Sounds From The Hotline (1991)
• The Upsetter and The Beat (1992)
• Excaliburman (1992)
• Spiritual Healing (1994)
• Black Ark Experryments (with Mad Professor) (1995)
• Experryments at the Grass Roots of Dub (with Mad Professor) (1995)
• Super Ape Inna Jungle (with Mad Professor) (1995)
• Who Put The Voodoo Pon Reggae (with Mad Professor) (1996)
• Dub Take the Voodoo Out of Reggae (Mad Professor with Lee Perry) (1996)
• Dub Fire (with Mad Professor) (1998)
• The Original Super Ape (1998)
• Son of Thunder (2000)
• Songs to Bring Back the Ark (2000)
• Techno Party (2000)
• Jamaican E.T. (2002)
• Earthman Skanking (2003)
• Encore (2003)
• Alien Starman (2003)
• Panic in Babylon (2004)
• Alive, more than ever (2006)
• End of an American Dream (2007)
• The Mighty Upsetter (2008)
• Repentance (2008)
• Scratch Came Scratch Saw Scratch Conquered (2008)
• Dub Setter (with Adrian Sherwood) (2009)
• Mad Alien Dub (2010)
• "The Unfinished Masterpiece" (2010)



(Lee Perry – Skanking With The Upsetter)


(Lee Perry – Meets The Mad Professor)


(Lee Perry – Wizdon)

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